Tim Maia, nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia[1] (Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1942 – Niterói, 15 de ♣ março de 1998),[1] foi um cantor, compositor, maestro,[3][4] produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução dos gêneros soul ♣ e funk na música popular brasileira e reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. Nasceu e cresceu ♣ na cidade do Rio de Janeiro, onde, durante a juventude, conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em xbete ♣ 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em xbete 1959, emigrou para os Estados ♣ Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de ♣ drogas. Em xbete 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso com músicas como "Azul ♣ da Cor do Mar" e "Primavera".
Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero ♣ Dinheiro (Só Quero Amar)" e "Gostava Tanto de Você". De julho de 1974 a 25 de setembro de 1975, aderiu ♣ à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, dois discos, com destaque para "Que Beleza" e "O Caminho ♣ do Bem".[11][12] Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete ♣ Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia ♣ Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge ♣ Ben Jor na música W/Brasil.
Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: desentendimentos com as Organizações Globo ♣ xbete e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. ♣ Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em xbete uma ambulância e, após duas paradas ♣ cardiorrespiratórias, morreu em xbete 15 de março de 1998. É amplo seu legado à história da música brasileira, e xbete ♣ obra veio a influenciar diversos artistas, como seu sobrinho Ed Motta e seu filho Léo Maia (também cantores).[13] A revista ♣ Rolling Stone Brasil classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos,[14] e também como o 9º ♣ maior artista da música brasileira.[15]
Biografia e carreira [ editar | editar código-fonte ]
Primeiros anos e início de carreira [ editar ♣ | editar código-fonte ]