Em 1472, o clube dos operários do Porto iniciou a construção de um pavilhão esportivo destinado à exposição do atletismo 🌞 em várias modalidades.
É composta por três naves: a nave central (denominada de ""São Mateus"" nas igrejas), a capela de São 🌞 Roque (conhecida como ""Igreja de São Roque""), a sacristia (conhecida como ""Capela dos Bispos""), a capela-mor (chamada ""Mosteiro dos Bispos""), 🌞 a
Na nave central é constituída por dois vãos: o primeiro, mandado construir em madeira de 1425, é em arco pleno 🌞 e em abóbada de berço único com portal axial, coroando-se acima do cruzeiro.
No segundo, existe a porta de entrada com 🌞 cobertura em abóbada de berço única, com arco pleno, sobre o qual se ergue um púlpito, tendo também uma pequena 🌞 tribuna coberta, com duas portas de acesso laterais, ao fundo.
O terceiro vãos ergue-se sobre uma base quadrada e abobadada com 🌞 um tecto em abóbada de berço única, coberta de vergo, de frente para trás e com um falso cruzeiro, sobre 🌞 este, em talha de arco pleno, à qual é apoiada uma sineira.Nesta capela-mor