O hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma hormona glicoproteica produzida durante a gravidez pela placenta, que tem como função 💶 principal manter o corpo lúteo ativo e, assim, manter a produção de progesterona, responsável por manter o revestimento uterino para 💶 que o embrião possa se desenvolver. O hCG pode ser detectado em plasma sanguíneo ou urina materna a partir de 💶 10 dias após a fecundação, sendo uma das formas de se confirmar uma gravidez precoce.
A beta-hCG, também chamada de subunidade 💶 beta da gonadotrofina coriônica humana, é uma fração da molécula de hCG que pode ser detectada em exames laboratoriais, como 💶 a dosagem de hCG no sangue ou na urina. A concentração de beta-hCG duplica a cada 48-72 horas no início 💶 do embrião, sendo que nos primeiros dias de gestação, ganhar ambos os tempos betano concentração é inferior a 1 UI/L. A partir da 5ª 💶 semana de gestação, ganhar ambos os tempos betano concentração é superior a 10.000 UI/L.
Portanto, a beta-hCG 6 significa que o nível de beta-hCG detectado 💶 no exame é de 6 mUI/mL (mil unidades internacionais por mililitro). Este resultado pode indicar uma gravidez muito inicial ou 💶 um aborto espontâneo. Em alguns casos, um nível baixo de beta-hCG pode ser relacionado a uma gravidez ectópica, em que 💶 o embrião se desenvolve fora do útero, geralmente em uma trompa de Falópio. Neste caso, é necessário um acompanhamento médico 💶 imediato.