O ciclismo é a prática de se usar uma bicicleta, seja como na modalidade ou na forma de locomoção.[1]
Foi na 🌞 Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance 🌞 de maiores velocidades.
O ciclismo esportivo é regido por diversas regras, e geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas 🌞 em pistas, provas de montanha (Mountain Bike ou MTB) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de 🌞 bicicletas.
Na modalidade de Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: cross 🌞 country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Freeride, 🌞 com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Downhill, que é a versão 🌞 mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no 🌞 monte ou em cidade (o chamado downhill urbano ou DHU).
Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e 🌞 cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado.