Uma expedição composta por um grupo de exploradores portugueses que chegaram a São Vicente da Guiné em dezembro de 1568 🍊 a mando de João Pedro de Meneses, partiu depois do rio São Vicente do Maranhão através da rota mais curta 🍊 denominada da Cabuene.
Eles encontraram uma caverna em cuja areia se acumulava os casulos e os objetos humanos, que faziam parte 🍊 do ecossistema caucano.
Esses achados foram apresentados na Conferência Comercial de Lisboa em 1568, no qual os portugueses concordaram em que 🍊 a espécie-tipo era um animal distinto daquele de outros primatas.No
início do século XVII, novas investigações no gênero foram feitas pelas 🍊 mulheres, que descobriram que os caucanídeos podem ter sido ancestrais da mesma espécie-tipo e que algumas delas haviam vivido na 🍊 América, particularmente no noroeste do Texas.
Estas descobertas também permitiram a descoberta de uma fêmea indígena africana, chamada Luzia da Rocha 🍊 de Sousa, que tinha sido identificada como sendo uma espécie-tipo indígena da América do Norte, possivelmente pelo uso de trajes 🍊 indígenas e artefatos confeccionados com crânios dos catucheiros.