A fim de responder a este objetivo esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, contando com a participação de oito atletas das 📉 modalidades esportivas Goalball e Handebol em Cadeira de Rodas.
Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado 📉 elaborado pelos pesquisadores e a análise dos dados se processou pelo modelo descritivo.
Os resultados apontaram que o esporte adaptado, apesar 📉 dos benefícios dos aspectos de ordem física, psicológica ou social, não contribui para uma inserção social ampla por parte dos 📉 atletas.
Segundo os participantes, a inserção social só acontece no mundo esportivo adaptado e, o principal benefício do esporte para a 📉 inserção social de pessoas com deficiência é a ampliação da rede social de amizades, todavia, esta só ocorre dentro das 📉 próprias modalidades esportivas, proporcionando uma inserção apenas neste meio.
Neste sentido, seria necessário promover uma inserção que ultrapassasse os muros e 📉 limites dos locais onde se desenvolve o esporte adaptado.